quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Ansiedade

" Há noites que eu não posso dormir de remorso por tudo o que eu deixei de cometer."


Ansiedade.
Eita coisinha que me agonia, que não me deixa ter controle sobre as situações.
Vou te contar, viu?! Na minha vida há duas coisas que andam lado a lado, praticamente
de mãos dadas: a ansiedade e o imediatismo. Quero tudo pra ontem. Impressionante!

Segundo o Aurélio, ansiedade é o estado emocional angustiante acompanhado de alterações somáticas.

Eu já me considerei mais ansiosa, pensei que tivesse aprendido a me controlar, a ser mais paciente (e de fato sou, mas de maneira limitada e só com algumas pessoas). E agora vem ela de novo, dizendo: aqui estou eu, uhhuhu! Vamos ver quem é mais forte: eu ou você! hahahaha!
A diabinha ri e tripudia em cima de mim, e por vezes, vence. =P

Eu bem que tento, mas às vezes não dá. Ainda mais quando alguém fala e deixa de honrar com suas palavras. Parece que surge um bichinho, sabe?! Como se estivesse me corroendo, até que chega a um ponto em que tenho que matá-lo, senão quem morre sou eu. (RSRSRSRS!)

Aprendi a ter mais domínio próprio e a lidar com ela após o término dos meus relacionamentos - que é quando você tem que readaptar sua vida, passar a não ter mais a presença daquela pessoa com quem dividiu tantos momentos e seguir sozinha. Díficil, mas a gente acaba conseguindo.
E quando tudo passa, você ainda faz aquela clássica pergunta: "Como eu pude passar por isso?!"


Vi uma frase outro dia que achei bem interessante. Diz assim: "...Porque a pressa e o imediatismo são proporcionais aos nossos desejos mais intensos..."

A seguir trechos que falam sobre a tal ansiedade:

A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre várias outras.

A ansiedade é um estado psíquico muito semelhante ao medo, porém, na ansiedade ocorre um medo vago, sem fundamento lógico, podendo ser irracional ou desproporcional ao objeto causador. É um estado afetivo, que se caracteriza por apreensão, inquietude e mal estar difuso. A função da ansiedade é procurar o perigo, detectar o que pode não dar certo.


Em contrapartida, acredito que quem tem Deus no coração, quem tem segurança do que pensa e do que sente, não fica nesse sofrimento, nessa angústia.

Quando as coisas complicam não me desespero, nem me perco, porque tenho o cara lá de cima aqui comigo. E podem passar os ventos que forem, porque eu tenho uma alma indestrutível, que só se quebra quando se sente quebrada, e que só se sente quebrada quando está em falta consigo mesma. (e como quem está em falta não sou eu...)

Vem o problema achando que vai me derrubar, mas não me derruba. Vem a dor tentando me dobrar, mas não me dobra. Nunca perco a noção do que eu sou; e só se perdesse essa noção é que a ansiedade me dominaria. E pronto!

Então, deixemos essa conversa de ansiedade de lado e mãos à obra. Seguir a vida com naturalidade; o que tiver de enfrentar, enfrentarei, mas nunca perderei minha calma e serenidade, pois se as perder terei perdido o discernimento… E perdendo o discernimento, o resultado será desastroso.

Oxalá!



SAUDADE DO MEU AMADO!!!!!!!!!!!!!


Um comentário:

Jalila Eos disse...

Sahh eu juro que vou ler...juroooo!!!
mas to morrendo de sono...amanhã eu comento!!!
=***

 


©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios