terça-feira, 5 de agosto de 2008

Despertada pela MORTE

Passavam das 3 hs da manhã, olhei no celular e eram exatamente 3h15 da madrugada quando acordei alarmada. Quando digo: acordei... acordei no total da palavra, acordei mesmo em todos os sentidos. Como nunca havia acordado antes, a não ser no dia em que minha bisavó morreu. E eu ainda era uma criança, mas lembro exatamente como se fosse hoje.

A morte me acordou, fui despertada por ela. Apesar de me sentir bem viva a ponto de
pensar em como a morte nos pega da maneira mais surpreendente possível, levando-me a uma reflexão.

As batidas na porta do meu vizinho eram muito forte, dadas com uma força que pedia
por socorro, seguida dos gritos que chamavam por um nome: Genivaldo, Genivaldo!

Foram as batidas na porta (que nem quem estivesse sonhando com algo muito esplendoroso não se espantaria) e a chamada pelo Genivaldo que me assustaram.
EU ACORDEI ESPANTADA e sentei
na cama. Olhei para os lados, para as paredes buscando alguma explicação... e esperei para ver, ou melhor ouvir o clamor seguinte.

E o que ouvi foi: "Genivaldo, minha mãe morreu! Ela morreu!.. (dito aos prantos)

Aí, eu parei um pouco por dois minutos e pensei na morte.
Cara, a morte me acordou.
A morte é o que de pior já existiu. O fato de você não ter mais a pessoa que tinha em questão de segundos e saber que ela já não existe mais é algo terrível. Eu pensei nela e em todo o sofrimento que ela traz nos minutos seguintes. E indaguei: como reagiria se essa notícia viesse para mim?! Ela veio pra quem estava ao meu lado, tão perto...

Daí, eu levantei da minha cama, saí do meu quarto e fui pro quarto da minha mãe,
que a essa altura já estava lá na sala tentando ouvir e entender o que se passava.

Ouvimos pouco, a pessoa lá tava falando pro Genivaldo (meu vizinho) que a mãe
tinha morrido e tal... mas ele tava tão atordoado que só falava isso... e ouvi alguém
dizer pra trazer água a ele. Em seguida, vi pela fresta da janela o carro cantando pneus... e a pessoa partindo com sua dor.

Ao invés de ir pro meu quarto e voltar pra minha cama, fui dormir do lado de mamãe. Não por medo ou algo similar. Mas porque eu queria aproveitar a presença dela. E dormimos juntas. Eu tentei voltar ao sono ao lado da vida. Da minha vida. Da minha mãe.

"A morte nos pega de surpresa. Sabemos que ela existe. Mas não a esperamos. Nem nos conformamos."

"Aproveite a VIDA! E principalmente aproveite os momentos ao lado das pessoas que você ama, com gestos bonitos e únicos, pois um dia a morte bate à porta do seu vizinho e você percebe o valor da vida e passa a dar mais valor a ela."

Um comentário:

Priscila disse...

nossa acordar assim é muito ruim mesmo!!! Gostei do texto...a morte te inspirou mesmo ein?!!Bjkas

 


©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios